domingo, 23 de agosto de 2009

A história da camisa azul do Palmeiras.

Não, você não assistiu a Cruzeiro x Internacional na noite de sábado. O Palmeiras lançou seu terceiro uniforme que, diferentemente do verde “marca-texto”, é cheio de história.

Para começar, o escudo é a chamada “Cruz de Savóia”. Foi a família Savóia que protagonizou a unificação da Itália como Estado na segunda metade do século XIX. A cruz vermelha e branca é o brasão da família. O primeiro escudo do Palmeiras foi o PI, utilizado em 1914 e 1915. A Cruz de Savóia fez parte do uniforme principal do clube em 1916.

A cor em azul faz referência à squadra azzurra e não diretamente à seleção italiana de futebol (que faz, por sua vez também, referência à squadra). O azul era a cor oficial da realeza italiana e o exército adotou o mesmo tom, ficando conhecido como a squadra azzurra, ou o esquadrão azul. Por este motivo, em todas as modalidades esportivas, a cor adotada pelas equipes que representam a Itália é o azul.

O uniforme azul do Palmeiras foi utilizado na década de 20 e posteriormente em alguns jogos nos anos 50. O time perdeu o título paulista de 1954 para o Corinthians atuando de azul e também o campeonato “Quarto Centenário” quando São Paulo completou 450 anos. Nas duas ocasiões, o time não perdeu com a camisa azul, mesmo assim ficou sem o título.

Em tempo, o Palmeiras passa, dentro de campo, por um período de transição entre o time de Luxemburgo e o time de Muricy. Com dois atacantes fortes trombando nos adversários e dois volantes que protegem bem a defesa.

Para vencer o Inter, o time paulista contou com duas belas jogadas individuais de Diego Souza que resultaram no pênalti convertido por Obina e no rebote do gol de Ortigoza. O Colorado que teve mais posse de bola só conseguiu pressionar nos primeiros 20 minutos do segundo tempo e depois do gol de Giuliano. Se Alecsandro não estivesse tão mal e Diego Souza tão bem na noite de ontem, o resultado seria diferente.

Ainda acredito que o Palmeiras irá vacilar neste período transitório, mas enquanto isso só o São Paulo dá pinta de que pode se aproveitar.

Créditos: Folha Imagem.



Camisa azul com a Cruz de Savóia: é história e não moda.

4 comentários:

Rivelle Nunes disse...

Bela história, parabéns.
Por trás do uniforme azul há, também, a exigência do patrocinador, a SAMSUNG, que tem sua logomarca azul. A empresa, ao assinar o contrato "ordenou" que o terceiro uniforma palestrino fosse da cor da marca da empresa.

Abraços!

Blog do Marra disse...

Muito bom!
Aprendi mais uma.
Mário Marra

Cézar Vouguinha Cunha disse...

Como colecionador de camisas, agradeço a história da camisa, pois caso eu a ganhe, já saberei do que se trata! Não gostei muito, mas a história é interessante!Parabéns pelas informações! Abraços!

Anônimo disse...

Parabens...quem conhece sabe que essa camisa tem tradição!!Essa história de que foi "ordenado" por patrocinador é ridicula, e foi um boato surgido assim que a camisa foi lançada exatamente pela falta de conhecimento das pessoas sobre a história do clube.