A polêmica acerca do lance de Gil sobre Ronaldo e o pênalti marcado por Sandro Meira Ricci reabriu a discussão sobre o suposto “apito amigo” a favor do Corinthians. Quero acreditar que não há. Zezé Perrella pode me fazer pensar diferente. Depois de falar em esquema, bandidagem, compra de árbitro, etc. O presidente do Cruzeiro tem em mãos a possibilidade de moralizar o futebol brasileiro. Com 17 anos como dirigente, já viu tudo. Se viu que fal. Se não falar é porque não há nenhum esquema e podemos entender que os erros são frutos do despreparo da arbitragem e nada mais.
Parto do ponto que Zezé não falará nada. Acredito, então, na má qualificação dos árbitros. Sem esquema, mas com erros que beneficiaram o Corinthians. Foram, ao meu entender, nove jogos em que o time paulista foi beneficiado, contra quatro em que o trio de arbitragem errou e lhe prejudicou. O Fluminense foi beneficiado em dois jogos e prejudicado em outros dois. O Cruzeiro teve cinco jogos em que a arbitragem lhe favoreceu e em outros seis foi prejudicado.
A conta não é matemática. É subjetiva. Você leitor, pode ou não concordar, sem problemas. O que está aqui é apenas opinião.
Confira os jogos em que os três postulantes ao título contaram com interferência da arbitragem. Em negrito, os jogos em que houve erro a favor.
Corinhtians:
- 2x1 Atlético-PR (1ª rodada) – Marcelo de Lima Henrique marcou pênalti inexistente em Souza e Ronaldo marcou o gol da vitória, aos 38 minutos do 2º tempo.
- 1x0 Fluminense (3ª rodada) – o auxiliar Marcelo Bertanha Barison marcou impedimento em Fred que sofreu pênalti de Felipe. O jogo estava 1 a 0 para o Corinthians.
- 1x1 Palmeiras (12ª rodada) – Jorge Henrique, em impedimento, abriu o placar. Ednilson Corona validou o lance.
- Avaí 3x2 (14ª rodada) – Péricles Bassols não marcou pênalti em Jorge Henrique quando o jogo estava 2 a 1 para o Avaí.
- Cruzeiro 1x0 (16ª rodada) – Sandro Meira Ricci marcou pênalti de Everton que toca, involuntariamente, o braço na bola. Fábio defende.
2x1 Vitória (17ª rodada) – Célio Amorim não marcou pênalti sobre Henrique quando o jogo estava 0 a 0.
- Atlético-PR 1x1 (20ª rodada) – Jailson Macedo Freitas marcou pênalti irregular para as duas equipes.
- Santos 2x3 (24ª rodada) – Carlos Berckenbrock não marcou impedimento de Danilo no gol de Paulo André. O terceiro.
- 1x1 Botafogo (26ª rodada) – Alessandro Rocha Mattos invalidou gol legal de Herrera quando o jogo estava 1 a 1.
- Vasco 2x0 (18ª rodada) – Roberto Braatz não marcou impedimento no 1º gol vascaíno.
- Guarani 0x0 (30ª rodada) – Ednilson Corona anulou gol legal de Ronaldo, assinalando impedimento.
- 1x0 Cruzeiro (35ª rodada) – Alessandro Rocha Mattos marcou dois impedimentos inexistentes no primeiro tempo. Sandro Meira Ricci marcou pênalti inexistente de Gil sobre Ronaldo.
Fluminense:
- Ceará 1x0 (1ª rodada) – Paulo César de Oliveira marcou pênalti inexistente, expulso Cássio e ainda mandou voltar a cobrança.
- Corinthians 1x0 (3ª rodada) – o auxiliar Marcelo Bertanha Barison marcou impedimento em Fred que sofreu pênalti de Felipe. O jogo estava 1 a 0 para o Corinthians.
- Atlético-PR 2x2 (31ª rodada) – Wilson Luís Seneme não deu pênalti em Guerrón quando o jogo estava 2x1.
- 2x0 Grêmio(32ª rodada) – Héber Roberto Lopes não marcou pênalti em Jonas. O Fluminense vencia por 1 a 0.
Cruzeiro:
- Internacional 1x2 (1ª rodada) – Wilson Luís Seneme marcou pênalti, inexistente, para o Cruzeiro quando a partida estava 0 a 0. Vicente Romano Neto assinalou dois impedimentos prejudicando ataques perigosos do Inter.
- 2x2 Avaí (2ª rodada) – José Antônio Chaves marcou impedimento, anulando gol de Henrique quando o jogo estava 2 a 2.
- Guarani 2x2 (3ª rodada) – Júlio César Rodrigues dos Santos assinalou impedimento do atacante Roger, aos 42’ do segundo tempo, anulando o 3º gol do Guarani.
- 2x2 Grêmio (11ª rodada) – primeiro gol do Grêmio sai de falta lateral que deveria ser um arremesso lateral e Marcelo de Lima Henrique deixou seguir.
- 1x0 Internacional (20ª rodada) – Nielson Nogueira Dias deixou de marcar pênalti de Gil em Leandro Damião quando o Cruzeiro vencia por 1 a 0.
- 2x0 Ceará (24ª rodada) – Cleriston Clay Barreto apontou impedimento, inexistente, de Marcelo Nicácio aos 42’ do segundo tempo, quando o Cruzeiro vencia por 1 a 0.
- Santos 4x1 (25ª rodada) – Ricardo de Almeida deu impedimento que não foi de Farias, anulando o gol de Farías. O jogo estava 0 a 0.
- Grêmio 2x1 (30ª rodada) – Fabrício Vilarinho da Silva marcou impedimento invalidando o gol de Wellington Paulista. O jogo estava 1 a 1.
- 3x4 Atlético-MG (31ª rodada) – Sandro Meira Ricci deu pênalti de Werley sobre Edcarlos após agarra-agarra na grande área.
- 0x2 São Paulo (33ª rodada) – Nielson Nogueira Dias marcou pênalti inexistente sobre Ricardo Oliveira. O São Paulo vencia por 1 a 0.
- Corinthians 1x0 (35ª rodada) – Alessandro Rocha Mattos marcou dois impedimentos inexistentes no primeiro tempo. Sandro Meira Ricci marcou pênalti inexistente de Gil sobre Ronaldo.
11 comentários:
Resumiu tudo. Quem assistiu a tudo e acompanhou desde o início aí está a análise da Participação dos clubes e arbitragem no campeonato.
Portanto tem erros a favor e contra ao mesmo tempo.
Ps: Como disse o Paulo Afonso no jogada de classe, "porque que quando o erro é a favor ninguem fala nada?" Nem Fabrício, Tiago Ribeiro e Zezé Perrela falaram do penalty inexistente do Werley em cima do Edcarlos, e o gol ilegal do Cruzeiro contra o Ceará na Arena Jacaré.
Bessas-BH
PENALTI INEXISTENTE NO RONALDO, VC. TA DE
BRINCADEIRA, OU NÃO CONHECE REGRAS.
A VÁ.....
Vc esqueceu do Jogo Botafogo 2 X 2 Cruzeiro? 2 erros contra o Cruzeiro: gol de Farias mal anulado e falta fora da area que ele deu penalti.
E no jogo Corintia 1 x 0 Cruzeiro: PRIMEIRO TEMPO
06:20 IMPEDIMENTO TR E JONATHAN
08:30 PENALTI WP
15:00 PENALTI TR
35:50 IMPEDIMENTO TR
SEGUNDO TEMPO
12:00 FALTA WP
25:00 PENALTI TR
38:00 FALTA MEIA LUA TR
Vc se esqueceu de colocar o jogo contra o Botafogo, e mais alguns detalhes, que coloco aqui embaixo:
Rodada: 23a. Data: 18/09/2010 Jogo: Botafogo 2X2 Cruzeiro
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Auxiliares: Altemir Hausmann (Fifa-RS) e José Amilton Pontarolo (PR)
Observações: Aos 09 minutos, Diego Renan cruza a bola e Fárias faz um gol legítimo empatando o jogo que estava 1x0 para o Botafogo mas o arbitro Heber Roberto Lopes invalida, alegando saída de bola pela linha de fundo ( SO ELE VIU A BOLA SAINDO)
-Aos 29 minutos do segundo tempo, o jogo estava 2x1 para o Cruzeiro e Diego Renan comete falta em Maicossuel FORA DA ARÉA, mas Heber Roberto Lopes, sempre enxergando muito bem, MARCA PENALTI ENEXISTENTE E ESCANDALOSO
Rodada: 25a. Data: 25/09/2010 Jogo: Santos 4X1 Cruzeiro
Árbitro: Péricles Pegado Cortez (Fifa-RJ)
Auxiliares: Ricardo de Almeida e Marco Aurélio Pessanha (ambos do RJ)
Observações: Aos 35 minutos com o jogo empatado em 0x0 Fárias faz um gol legítimo e o árbitro invalida, alegando IMPEDIMENTO INEXISTENTE.
- Aos 24 minutos do segundo tempo o jogo estava empatado em 1x1 e Edu Dracena IMPEDIDO faz o segundo do Santos. O mesmo bandeira que invalidou um gol legitimo do Cruzeiro, valida um irregular do Santos. ESTRANHO ISSO NÉ?
Rodada: 30a. Data: 17/10/2010 Jogo: Grêmio 2X1 Cruzeiro
Árbitro: Paulo César Oliveira (SP)
Auxiliares: Roberto Braatz (PR) e Fabrício Vilarinho da Silva (GO)
Observações: Aos 20 minutos do segundo tempo, com o jogo empatado em 1x1 e o Cruzeiro jogando melhor, Gilberto cruza para Wellington Paulista que faz o 2x1 e confirma ainda mais a liderança do Cruzeiro, correto? NÃO, O TRIO DE ARBITRAGEM ANULA VERGONHOSAMENTE UM GOL LEGÍTIMO.
CLASSIFICAÇÃO DO BRASILEIRÃO SEM OS ERROS DE ARBITRAGEM ACIMA, já contando os erros contra e pró Corínthians e Fluminense, e sem contar esta rodada:
1 Cruzeiro= 60
2 Fluminense = 54
3 Corinthians= 42
Você esqueceu do jogo Atlético X Cruzeiro em Sete Lagoas.
Tardelli pisou em Jonathan e o kuiz não marcou nada e logo depois o juiz expulsou Gil.
juiz*
André,
Você se esqueceu do Jogo Cruzeiro X São Paulo no Parque Sabiá. Qunado Gilberto deu uma voadora nas pernas do Richarlyson e deveria ser expulso e não foi.
Parabéns Marcelo Beckler. Sua matéria foi realmente de um jornalista que trabalha com independência. Já o critiquei algumas vezes, mas hoje vc faz por merecer elogios e com muita justiça!
Continue assim!!!
Aquela entrada do gilberto no jogador Lucas do São Paulo foi criminosa e acabou não dando em nada!
O que não pode é jornalistas como muitos de beagá, agindo como torcedor entrando no famoso "chororô" azul!
Que NÃO é caso do Marcelo Beckler!!!
Marcelo você esqueceu do jogo Cruzeiro X Atlético os impedimentos não dados que eram chances claras de gol, um no Obina e 2 no Tardelli. Tá lembrado?
Acho legal quando você faz sua análise sobre os jogos do atlético, podia falar de todos.
Bechler, eu te escuto todos os dias na radio globo .Eu sou do RJ e te admiro muito.Voce é o melhor comentarista esportivo do Brasil.
Postar um comentário