quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Desequilíbrio do Atlético leva o IAPE à Sete Lagoas

Para vencer, basta fazer mais gols do que se sofre ou sofrer menos gols do que se marca? A diferença da obviedade das respostas está na mentalidade. Dorival Jr. acredita no ataque, no poder de fazer quatro gols mesmo que venha a sofrer três. Foi assim no Santos que perdeu para o próprio Atlético por 3 a 2, no Mineirão, e 4 a 3 para o Grêmio, no Olímpico, mas reverteu os placares em casa. Na final do paulista, venceu e perdeu por 3 a 2 e terminou com o título.

Dorival Jr. tem peças para montar o Atlético rápido e ofensivo. Vale lembrar que Coritiba e Vasco, comandados por Dorival, não possuíam esse estilo de jogo. Contra o IAPE, o time mineiro, em muitos momentos, não conseguiu ser veloz. Esbarrava na dispersão de Renan Oliveira ou na pouca produtividade dos volantes. Apenas Ricardinho fazia o time jogar.  Inteligente para perceber a movimentação dos atacantes, foi decisivo em passes para gols de Renan Oliveira e Diego Tardelli. Ricardo Bueno fez o terceiro.

A defesa, ainda desajustada, sofreu com bola na trave e algumas jogadas de Vanvan. Vale ressaltar a trapalhada do árbitro Andrey da Silva e Silva que não marcou falta no primeiro gol dos maranhenses. No segundo, ou apitou impedimento (que não houve), ou posso cravar que estou surdo ao contrário. Mas o time da casa ainda teve outras chances.

São nove gols sofridos em cinco partidas na temporada. O único adversário expressivo foi o Cruzeiro. O torcedor pode ponderar que o time marcou 17. A média é alta e a proporção dos números deixa claro o desequilíbrio.

O Atlético está mais próximo do time que ganha por 4 a 3 do que por 1 a 0. Para ser tão forte quanto o torcedor espera, Dorival precisa acertar a defesa. Ofensivamente, o time tem peças para fazer quatro. Lá atrás, tem condições de não sofrer tanto. Por não ser competitivo o bastante, vai precisar passar pelo IAPE novamente.

3 comentários:

Alberto disse...

Acho o Dorival um excelente treinador.

Ele consegue colocar no time a gana por gols. Pensar em ganhar é diferente de pensar em não perder.

Depois de reestabelecer a cultura do ataque, basta um treinador que arrume a defesa e o time estará em outro patamar.

Times pós Muricy, Celso Roth, Tite e vários outros passam por isso.
É necessário desmontar o clube de zagueiros e volantes e contratar meias e atacantes.

Uma tarefa em que Dorival vai se especializando.

Júlio César disse...

O América-TO foi prejudicado contra o TIMECO FALIDO.
Teve um gol mal anulado!
Teve um jogador expulso aos 14 min. do 2º tempo!
Tomou o gol da derrota nos acréscimos dado pelo árbitro!
E agora o Cuca vai dar murrinhos na mesa?
O anão vai levar o DVD FMF, CBF etc?
A imprensa azul vai detonar e cobrar da arbitragem como faz em prol do cruzeiro?
Sobre os direitos de transmissão eu bem que ALERTEI O KALIL, que o ANÃO não é CONFIÁVEL e o deixaria só! Júlio César-BH

Anônimo disse...

Esse Galo é mesmo desequilibrado, manda o Luxa embora entaum po!