quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Rivaldo brilha e mostra onde pode, e consegue, jogar

É injusto comparar Ronaldinho, aos 30 anos e que jogou 44 vezes pelo Milan na última temporada (40 como titular), com Rivaldo aos 38. Mas a estreia do são-paulino foi melhor que a do rubronegro. Rivaldo deu um chapéu desconcertante em Alessandro Cambalhota, fez gol, tocou por entre as pernas do seu marcador. Mas há de se pensar no Rivaldo como ótimo jogador que sempre foi, e como peça útil que espera-se que ele seja.

No primeiro tempo, Carpegiani armou o time em um 4-2-3-1, com Rivaldo armando por dentro e se aproximando de Dagoberto no ataque. O time foi lento e só Ilsinho e Jean iam bem pela direita. Na volta do intervalo, Marlos entrou na vaga de Ilsinho, o time passou a jogar no 4-4-2 com Rivaldo como centroavante. O gol de empate, marcado pelo camisa 10, nasceu justamente com passe de Dagoberto. Dentro da área, sobrou qualidade para tirar Bruno Quadros do lance. Foi como atacante o melhor posicionamento de Rivaldo na partida.

Depois do gol de Marlos, o da virada, Carpegiani mudou a forma do time jogar. Colocou Luís Eduardo, passou a jogar com três zagueiros, com Rodrigo Soutto a frente da zaga. Depois, uma linha com Jean pela direita e Fernandinho pela esquerda. Marlos e Rivaldo por dentro. Jogando recuado, não conseguiu armar o contra-ataque e nem manter a posse de bola no meio. Foi ainda, obviamente, presa fácil quando precisava combater o adversário.

Mostrou qualidade em todos os setores, mas o São Paulo vai enfrentar equipes mais qualificadas que o Linense, 14º lugar no campeonato paulista. Recuado, foi mal. Como armador, deixou o time lento e foi anulado. Com o retorno de Lucas na seleção, Rivaldo perde espaço no meio-campo. A solução para Carpegiani é escalá-lo mais próximo ao gol, onde mostrou que pode ser útil.

O jogo teve ainda outro personagem: Rogério Ceni marcou mais um gol de falta. Atualizando as contas, são 97 na carreira. Rogério disse que pretende jogar mais duas temporadas. Para ser o 10º maior goleador da história do clube, terá que ultrapassar os 121 de Raí.

Nenhum comentário: