segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O porquê de o Flamengo ser, sim, o campeão brasileiro de 1987

Quem não é torcedor do Flamengo, crava que o Sport é o campeão brasileiro de 1987. Pode ser, também. É preciso voltar na história e lembrar o que se passava naquele ano. A CBF reconhecidamente não tinha condições de organizar um campeonato, superinflado, por ela própria.

Os grandes clubes queriam, e precisavam, jogar o campeonato nacional. Formaram então o clube dos 13 com os quatro grandes do Rio de Janeiro, quatro grandes de São Paulo, dois de Minas Gerais, dois do Rio Grande do Sul e o Bahia. A Confederação Brasileira de Futebol CONCORDOU que a nova entidade organizasse a Copa União, com a presença também do Coritiba, Santa Cruz e Goiás (campeões estaduais em 1986) – que seria o campeonato brasileiro do ano.

Os critérios para se definir quem jogaria a Copa União são discutíveis. O Guarani, vice-campeão de 1986 ficou de fora. O Botafogo, 28º, foi incluído. Com o módulo verde em andamento com os grandes e o amarelo com os menores, e com pressão destes sobre a CBF, buscou-se um acordo. Acordo que atende pelo nome do cruzamento dos dois melhores de cada módulo.

A reunião que legitimou o “sim” dos integrantes do Clube dos 13 em relação ao novo regulamento tinha Eurico Miranda como representante dos grandes. Eurico era o dirigente do Vasco – beneficiado pela mudança do regulamento em 1986, que deixou o Vasco em 24º lugar, o que o garantiria em um campeonato que não aconteceu em 1987.

Eurico assinou com a CBF, embora não fosse o desejo dos demais clubes. Tanto que a negativa em disputar o mata-mata final vem durante a disputa do campeonato. O Flamengo é o campeão brasileiro de 1987. A história mostra o que seria a Copa União em sua gênesis. O que aconteceu durante a competição pode justificar o fato do Sport ser, também, o campeão. Mas não tira do Flamengo o mérito da conquista.

Um comentário:

Alberto disse...

Casuísmos que tornam o "campeonato brasileiro" sem história.
Copas União, João Havelange, cada ano um regulamento, critérios, falta de critérios, etc.

É por estas e outras que a unificação dos títulos tem defensores.

Para mim, o campeonato brasileiro começou em 2003.
Pontos corridos, ida e volta.
Os demais foram torneios com representatividade nacional. Assim como os títulos unificados.