sexta-feira, 10 de abril de 2009

A derrota de Adriano.

Quem perde mais com a aposentadoria, ainda que temporária, de Adriano? Vejo a questão com três pilares: o jogador, a Internazionale e o futebol. Bem, o futebol já perdeu Adriano a cerca de três anos. Desde 2005 o Imperador não faz uma grande temporada.

A Inter perdeu dinheiro e se esforçou muito para não perder a paciência com as idas e vindas do brasileiro. Vai deixar de gastar o que ainda deveria até 2011 quando iria terminar o contrato, mas corre o risco de ver, daqui a alguns meses, Adriano resolvendo voltar a jogar e trocar de clube sem a equipe italiana ganhar nada por isso.

Quem perde mais é Adriano. Dinheiro não lhe falta, por tudo que já conquistou. Adriano perde por não ter conseguido administrar a pressão que é ser um ídolo e uma figura pública. Aqui devem ser levadas em consideração todas as questões que envolvem um ser humano e a forma com que Adriano passou sua vida até aqui. Deve-se, acima de tudo, respeitar o momento do jogador.

Respeitar é a pessoa uma coisa, criticar o atleta é outra. Respeito, até por não saber o que o levou a tal atitude, a decisão. Critico o fato de Internazionale, seleção brasileira, José Mourinho, Dunga, Parreira, São Paulo, e muitos outros que apostaram em sua recuperação, terem tentado tratar Adriano com cuidados que outros atletas não tiveram e o jogador não ter correspondido a toda essa atenção.

Adriano é vítima por ter sido um garoto sem instrução, com problemas desde sua infância e que, de repente, se vê milionário e badalado. É culpado por não ter tido maturidade para lidar com tudo isso. Quem perde mais é o ex-Imperador.

Nenhum comentário: