quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Argentina: um remendo de time e nada mais.

Depois de 16 jogos, a talentosa Argentina só tem um ponto a mais do que a esforçada Venezuela. A pontuação nas Eliminatórias é emblemática; o jogo contra o Paraguai mais ainda. A grande potência do futebol mundial pode até se classificar para a Copa do Mundo, mas precisa melhorar em todos os aspectos para disputá-la de fato.

Se a defesa tem problemas – e tem – o ataque não deveria ser motivo pra dor de cabeça, mas é. Apenas Colômbia e Peru fizeram menos gols que um time que conta com Messi, Aguero, Milito, Tevez, já teve Riquelme e outros.

Individualmente, o setor defensivo não conta com zagueiros de destaque ou velocidade. Os laterais Zanetti, aos 35 anos, não tem concorrência e joga em posição diferente da que faz na Inter e Heinze atua pela esquerda mais pela falta de opção do que por qualidade. Os goleiros estão aquém do nível dos grandes times do mundo: Brasil, Espanha e Itália, por exemplo.

Os grandes jogadores (Tevez, Messi, Mascherano, Aguero, Gago) não jogam nem de perto na seleção o que atuam em seus clubes. Tudo isso é fruto da falta de competência para montar um time que, espera-se, pelo menos faça mais gols do que sofre.

Se a Argentina não conseguir a vaga, a culpa não será apenas de Maradona, mas, quando assumiu, a equipe tinha 16 pontos em 10 rodadas sob o comando de Alfo Basile, agora são 22 em 16 jogos. O ex-craque fez seis pontos em seis jogos.

A péssima Argentina precisa melhorar muito em nove meses. Com Maradona eu não acredito que seja possível.

Nenhum comentário: