segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Soluções para Ricardo Gomes?

Contra o Cruzeiro, Marlos e Borges saíram do banco para dar a vitória ao São Paulo. Contra o Avaí, Washington participou do gol de Hugo, o segundo na vitória que deixou o Tricolor a um ponto da liderança. Os dois entraram no segundo tempo, nos lugares dos apagados Borges e Marlos – que participou do gol de Dagoberto, dominando mal a bola.

O otimista dirá que Ricardo Gomes tem opções no banco para mudar o panorama de um jogo. O pessimista acredita que a sorte não estará sempre ao lado do tricampeão. Na verdade, os dois tem razão, pelo menos em partes. A arrancada do São Paulo com oito vitórias em nove rodadas não passou por grandes momentos de Marlos ou Hugo, mas sim de Hernanes e Jorge Wagner e o melhor homem de ataque foi Dagoberto.

Com a contusão de Hernanes, Ricardo Gomes ainda busca acertar o melhor posicionamento de sua equipe. Sem o camisa 10, o Tricolor não jogou bem as duas últimas partidas, foi mais vulnerável e criou menos também. Mesmo assim venceu, competitivo como sempre, soube matar os jogos.

A outra dúvida que parece ainda pairar na cabeça do treinador é quem joga com Dagoberto. Afinal, o camisa 25 é absoluto na frente e, a continuar jogando o que está, pode ser apontado em breve como melhor jogador do Brasileiro. Washington marcou seis de seus sete gols no campeonato após a chegada de Gomes. Crescimento considerável, mas também natural de um centroavante aproveitando a ascensão da equipe.

Borges tem seis no Brasileirão, quatro deles ainda na “Era Muricy”. O atacante perdeu espaço justamente no melhor momento da equipe que começou na vitória sobre o Santos – com Borges suspenso. Em compensação ainda é artilheiro do time na temporada com 15 gols. Com tantos números e “poréns”, a única certeza é que Dagoberto é hoje o melhor dos três e que as características do jogo podem ditar quem tem mais chances de se dar bem.

A grande questão parece ser mesmo a ausência de Hernanes. Sem ele, o São Paulo correu mais riscos, esteve mais próximo de perder os pontos do que quando tinha o jogador em campo. A impressão que passa é que não está tão consistente quanto já foi, mesmo assim nunca esteve tão próximo da liderança. Caso Ricardo Gomes consiga encontrar um jogador capaz de manter o bom toque de bola e a proteção à defesa, o time pode arrancar para o quarto título seguido. Se não conseguir, vai oscilar, assim como os concorrentes. Uma coisa é certa, o São Paulo chegou, prova disso é que até longe de seus melhores dias vence jogos difíceis.

Nenhum comentário: