terça-feira, 29 de setembro de 2009

O Botafogo se permitiu errar

“Estamos numa fase em que é permitido fazer bobagem, pois ainda há muita coisa para acontecer”. A frase absurda é do presidente botafoguense Maurício Santiago e vai completar um turno daqui a uma rodada.

Na partida entre Atlético-MG e Botafogo, na primeira metade do campeonato, perguntei ao presidente sobre a possibilidade de demitir o técnico Ney Franco caso o time carioca – então lanterna com seis pontos ganhos – perdesse para o rival mineiro. Maurício Santiago explicou com o argumento que ainda faltavam muitas rodadas para o campeonato terminar e não haveria problema em arriscar não buscar um substituto para Maicosuel ou para Reinaldo, na época, machucado. O Botafogo apostou em Laio, Jean Coral e outros jogadores sem condições de resolver o seu problema.

Naquele dia, o Botafogo jogou bem, segurou o líder do campeonato e voltou com um ponto para o Rio de Janeiro. Oito rodadas e 12 pontos depois, Ney Franco foi demitido. Com 19 pontos em 18 jogos. O rendimento de 39% não era bom, mesmo assim era quase o dobro dos 22% após a saída de Ney.

Parece que o presidente pensou que na 18ª rodada ainda era tempo de se fazer bobagem. Ter demitido Ney Franco não é o único motivo do fracasso da equipe, mas com ele era muito mais fácil evitar o rebaixamento. Enquanto Estevam Soares não se acerta no Rio, Ney Franco conquistou 14 pontos em oito jogos a frente do Coritiba. Realmente, quanta bobagem fez Maurício Santiago.

3 comentários:

Alberto disse...

Ney Franco é um dos melhores técnicos do Brasil.

Ele precisava de bagagem e se mostrou competente por onde passou. Pega jogadores medianos e arma equipes que não fazem feio.

Marcelo, tem como garimpar as goleadas sofridas por ele?

Lembro de um Flamengo 6 x 2 Cruzeiro no último jogo de um Brasileiro. Acho que foi a estréia do Jonhathan.
Depois teve um 3x0 na Libertadores contra o Nacional-Uru em um jogo que no primeiro tempo o Flamengo teve tudo pra ganhar de 5 e tomou um gol. Foi pra cima e tomou 2 de contra-ataque (tem hífem?) que dificultou a volta no Maracanã.
Enfim, ele precisava de bagagem pra aprender.

Falta saber se, com recursos e poder para indicar contratações, ele fará um time vencedor.

Se fizer, entrará fácil na lista dos melhores técnicos.

Mas tira dele o violão.

Abraços.

Marcelo Machado disse...

Alberto, vou procurar as goleadas. O Botafogo desse ano tomou 4 a 1 do Goiás e o Flamengo do ano passado, que perdeu para o Nacional, era do Joel Santana.

P.s: contra-ataque tem hífem sim. Quando as letras se repetem, há o sinal.

Abraço!

Alberto disse...

Verdade, o Flamengo foi eliminado pelo Defensor do Uruguai.