quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Evandro Rogério Roman e sua culpa.

A atuação de Evandro Rogério Roman no jogo entre Cruzeiro e Palmeiras foi ridícula. Vale lembrar que o Palmeiras também não aprovou a escolha do árbitro. Evandro Roman foi decisivo na derrota do Palmeiras para o Goiás no Serra Dourada. Ontem árbitro deixou de marcar pelo menos dois pênaltis a favor do time mineiro, não expulsou Jumar no lance com Fabrício e depois e mostrou o cartão vermelho para Armero injustamente. Roman foi fundamental para o resultado do jogo e pode ter sido no campeonato – mais para o campeonato do Palmeiras do que do Cruzeiro.

Ponto. Falar mais do que isso é: ou procurar culpados ou levantar hipóteses que devem ser apuradas.

Duas coisas devem ser levadas em consideração no episódio: a primeira é que o Cruzeiro jogou 37 minutos com um jogador a mais e sem nenhum lance duvidoso (o pênalti em Diego Renan no final da partida foi no 38º minuto dessa conta) e só conseguiu finalizar com perigo duas vezes: uma com Kléber e a outra com Leonardo Silva. Não se pode esconder a incompetência do time que, mais uma vez foi superior ao adversário, e mesmo assim perdeu o jogo.

A segunda é que uma coisa é um torcedor da arquibancada pensar que Roman está mal intencionado ou que Sérgio Corrêa não é isento. O torcedor achar é normal, movido que é pela paixão, mas quando um dirigente (como fez Zezé Perrella em seu blog) que está há mais de uma década militando no futebol levanta tais suspeitas é passivo de maior apuração. E se Roman não for apenas um árbitro mediano em péssima fase? E se Sérgio Corrêa não for apenas um diretor despreparado para a função que exerce?

Quem está a tanto tempo no meio do futebol e levanta essas questões deve saber de algo. Se não sabe ou se só imagina é melhor não dizer, porque aí se aproxima muito do torcedor da arquibancada e esse torcedor acredita piamente que o Cruzeiro só perdeu para o Palmeiras por causa da péssima atuação do árbitro.

2 comentários:

Futebol Mineiro disse...

Bom Marcelo, em minha visão de torcedor, não acho que o Cruzeiro perdeu por incopetência e sim por muita competência da zaga palmeirense, assim também como sorte nos lances que o Fabrício chutou para fora, leo silva cabeceou no canto do gol, kleber chutou na travessão, entre outros lances. Tanto que o Cruzeiro teve muito mais escanteios que o Palmeiras. O Cruzeiro jogou muito bem, o juíz modificou sim o resultado e creio que o Palmeiras não teria se retrancado tanto se o jogo estivesse empatado ou a favor do Cruzeiro. Uma opinião minha fora desse assunto é que para mim, o Palmeiras não é digno de levar a taça, pois virar o jogo e se retrancar é atitude de time medíocre.

Alberto disse...

Também acho que um dirigente que vai aos microfones e acusa alguém deve ter provas.
Senão é torcedor.

E como sou torcedor...
Está na cara que na dúvida é dos paulistas.
Os times paulistas tem os principais juízes nacionais em seus campeonatos.
Ser vetado pelo Palmeiras significa muito dinheiro a menos no início do ano que vem.
Por isso é que juízes paranaenses, mineiros, gaúchos, baianos, e até cariocas, ficam "espertos" e na dúvida é pra eles.

Nos jogos entre o Cruzeiro e times paulistas, só no último contra o São Paulo é que não houve erros de arbitragem.

Os dirigentes devem reclamar mesmo...

A continuar deste jeito, daqui a 10 anos a história do campeonato brasileiro será a seguinte:

São Paulo, 10 títulos
Palmeiras, 8 títulos
Corinthians, 7 títulos
Santos, 3 títulos

Cruzeiro, Inter, Grêmio, Atlético, Atlético Paranaense, etc - 1 ou dois títulos.

Aí o Pay-per-view dos jogos para a Europa será apenas para estes times.
Da mesma forma que são os jogos de Real Madrid e Barcelona para nós.
A fonte de renda irá perpetuar o sucesso destes times.
Ou alguém aí se arrisca a ver um jogo de Atlético de Bilbao e La Coruna no final de semana?

ah, e os cariocas dominando a série B.