sexta-feira, 13 de março de 2009

Dunga não precisa deixar Kaká de fora, pode ser o Josué.

“Para chamar o Ramires eu teria que deixar o Kaká de fora. O que você acha disso?” A declaração do técnico Dunga justificando a não-convocação de Ramires é só meia verdade. De fato, desde o final do ano passado, Ramires joga como armador pela direita, função parecida com a que faz Kaká no Milan. Hernanes também ficou de fora sob a alegação da função exercida por ele no São Paulo.

O que Dunga não leva em consideração é que os dois jogadores se destacaram como volantes nos dois últimos anos, na posição de Josué ou Felipe Melo. Tanto podem voltar a ser mais defensivos como poderiam ter sido testados antes na seleção, quando faziam essa função em seus clubes. Aliás, Dunga o fez. Hernanes foi titular ao lado de Lucas em Pequim, como volante. Na partida contra a Bélgica, na disputa de terceiro lugar, Lucas, expulso contra a Argentina, deu lugar ao jogador do Cruzeiro. Para chamar Ramires ou Hernanes, Dunga não precisaria abrir mão de Kaká, poderia deixar de fora Josué.

O treinador ainda derrapou ao se posicionar sobre Kléber dizendo que o atleta foi prejudicado por atuar ora na lateral, ora na meia e por isso ficou de fora das últimas convocações. Marcelo, ex-lateral do Fluminense, joga como meia no Real Madri e começa a ganhar oportunidade na seleção justamente como lateral. Ora, Marcelo também deveria estar se prejudicando e ficar de fora da lista. Seu caso é idêntico ao de Kléber.

Se Dunga tentou explicar taticamente o porquê de não convocar dois dos melhores jogadores do futebol nacional na atualidade, se atrapalhou com suas contradições.

Um comentário:

Unknown disse...

Exatamente a mesma coisa que eu pensei quando li sobre esse comentário do Dunga. Isso retrata bem o grande conhecimento que ele tem. E assim a seleção vai caminhando, sem muito brilho, mas conseguindo o suficiente pra chegar a Copa e mantê-lo no cargo.

Agora, ter como opções para o meio de campo em plena Copa do Mundo, jogadores como Gilberto Silva, Josué, Felipe Melo e Elano, é uma verdadeira ofensa pra quem gosta da seleção e do bom futebol.