segunda-feira, 23 de março de 2009

O incrível Barcelona.

São 28 rodadas disputadas do campeonato espanhol e mais impressionante que os 69 pontos conquistados e 82% de aproveitamento são os 84 gols que fez e os 24 que sofreu. Somente o saldo de gols do Barcelona, 60, é o suficiente para ser o segundo melhor ataque da competição, ficando seis gols apenas atrás do total que marcou o Real Madrid.

Depois de conseguir um ponto nas duas primeiras rodadas, o time catalão voltou a tropeçar na 12ª, venceu as 10 rodadas seguintes até vir o pior momento na temporada quando empatou com o Bétis e perdeu para Espanyol e Atlético de Madri. E foi só. A diferença para o Real só não é superior a seis pontos porque a equipe da capital também vem em boa fase, venceu 13 dos últimos 14 jogos.

O Barça joga com três atacantes, dois meias e um lateral que apóia muito ao ataque. São seis jogadores com possibilidades de definir um lance. Henry aberto pela esquerda, Messi pela direita e Eto’o no centro. Do meio vêm Xavi, em sua melhor fase na carreira, e Iniesta. Auxiliando Messi, Dani Alves. Yaya Touré, Abdial, Puyol e Cáceres (ora joga Rafa Marques ou Pique) praticamente só defendem. Dos 84 gols, média de três por partida, 54 foram marcados por Eto'o, 25, Messi, 19, e Henry, 15. Como comparação, o artilheiro do Real Madrid, é Higuaín, que marcou o mesmo número de vezes que Henry.

O Barcelona tem ainda a melhor defesa da competição, com média inferior a um gol sofrido por partida, e pode-se usar o chavão “o ataque é a melhor defesa”. Os adversários ficam espremidos no campo de defesa e não têm forças para pressionar a equipe azul grená.

Em um campeonato de nível técnico inferior ao da Inglaterra, por exemplo, o Barcelona dá show. É esperar o confronto com o Bayern e depois os ingleses pela Liga dos Campeões para conferir se o esquema funciona também contra os maiores do continente. Se for pra apostar, eu aposto que sim.

Nenhum comentário: