segunda-feira, 30 de março de 2009

O Brasil inconstante e que não evolui: os problemas de Dunga.

Já foi dito nesse blog que a minha preocupação com o Brasil é o fato da seleção não evoluir. Na Copa América, nas Olimpíadas e entre os jogos com Canadá e Argentina, no meio do ano passado, Dunga teve mais de um mês para trabalhar a equipe, e não se viu melhora alguma da primeira para a última partida – a exceção da final da Copa América, um hiato frente a Argentina.

Não acho justo cobrar bom futebol quando o time se reúne e faz dois ou três treinos antes de uma partida. Não há tempo para se formar um conjunto e se definir como um time. Mas, a inconstância do Brasil, em jogos de eliminatórias e amistosos, é absurda. A equipe fez grandes jogos contra Portugal, Itália e Chile, e foi facilmente anulada contra Colômbia, Bolívia e Equador.

É bom ressaltar que Portugal e Itália passam por má fase e, apesar da qualidade individual de seus jogadores, vêm de péssimos resultados. Portugal ganhou um dos cinco jogos nas eliminatórias européias e antes de vir à Brasília havia empatado com a Albânia, em casa. A Itália venceu Montenegro com dificuldade nas duas últimas rodadas.

O time de Dunga tem qualidades. Sabe usar muito bem os contra-ataques, principalmente. A questão é que na primeira fase da Copa do Mundo, os adversários vão jogar fechados, assim como Bolívia e Equador. Lembrando, a seleção não mostra evolução e não mostra solidez. Os três primeiros jogos podem ser complicados se a seleção mostrar o mesmo futebol que apresentou contra os times que se fecham. Problemas à vista para o Brasil, resta saber se vai caber a Dunga resolve-los.

Nenhum comentário: