terça-feira, 9 de junho de 2009

Nada de defesa.

Não tentei aqui, no post anterior, defender a atitude de Kleber no fatídico lance de domingo. A discussão nem era essa. O que eu considero é que o pisão foi muito mais para provocar o goleiro do que para agredi-lo.

Sobre o empurrão, valia no máximo um aviso do árbitro, como no caso que acontece logo a seguir entre Gérson Magrão e Magrão, do Inter. A questão proposta era sobre a ineficiência do STJD para corrigir injustiças, não restrita apenas ao lance de Kleber e Lauro. Tanto que o episódio emblemático é o de Christian no jogo entre Corinthians e São Paulo.

Não acho um absurdo Kleber ter sido expulso. Acho que pode haver outra interpretação assim como eu, e outras pessoas com que conversei, acham que pode ser interpretado como provocação. Airton, do Flamengo, pisou em Nilmar caído. Fez um estrago na barriga do atacante. Tomou amarelo e depois foi absolvido. Entendo que sejam lances diferentes, mas a punição poderia ser a mesma.

Para terminar, penso que toda expulsão ou lance que gere discussão precisaria ser julgado com maior agilidade pelo tribunal, para que clubes e jogadores não sejam lesados pela lentidão da justiça brasileira. Expulsões comuns podem esperar, lances polêmicos não.

Veja abaixo os lances polêmicos da partida entre Cruzeiro e Inter.

2 comentários:

Rei Bechler disse...

O problema nao é o ato, é o ator...

Mas tá certo, marcelao. Seu comentário foi sobre o tribunal mesmo, e na questao do julgamento de expulsoes to totalmente contigo.

Mas que o Kléber é o jogador mais maldoso do futebol brasileiro atualmente é, e disparado. Pra fazer ele virar santo, acho que nem os perrelas vao conseguir.

E outra, eles só estao fazendo isso porque tao doido pra vender ele. Do contrário, te garanto que ele seria até mesmo punido por mais uma expulsao disciplinar.

Alberto disse...

Opa, a discussão tá ficando boa...

Acho que com a chegada do Cléber e os sarrafos da defesa do São Paulo houve uma mudança de mentalidade da equipe do Cruzeiro.
Antes havia a postura de cair a cada falta, mesmo que pequena.
Vagner, Jonathan, WP, Bernardo, são os que mais usam este artifício.

Como no campeonato brasileiro os juízes decidiram que aqui é o campeonato inglês, os jogadores estão sofrendo as faltas e nada vem acontecendo.

Aí que vem a mudança de postura. Se é pra bater, então vamos lá. Só que o Cléber é marcado. O Gérson Magrão tomou uma bolada no início do jogo e as coisas esquentaram, o lance seguiu e ele tentou pegar o lateral do Inter, que depois deu nele no lance que originou a expulsão.
Tudo "normal" dentro da nova visão de futebol europeu no Brasil.

Só que aí foi a vez do Cléber. Ele não pode. Foi expulso e pronto.
Se fosse ele que tivesse tomado a bolada que o Gérson tomou e fizesse tomasse as mesmas atititudes o resultado seria outro porque é o Cléber. Tá marcado mesmo. Melhor vender porque se continuarem com esta arbitragem ele não joga, só apanha.

Off-topic
Ou Rei, vai estudar...