quarta-feira, 10 de junho de 2009

Política de contratações.

Foram 17 contratações em 2009. Quase a metade não vingou no primeiro semestre, tanto que sete jogadores já deixaram o clube. O Atlético deve mudar a política de contratações? Mas mudar para qual? Para aquela que trazia Marcelo Pelé, Sidnei e Bruno Barros (sem desrespeito aos profissionais, mas admitindo que não têm condições de atuar em um clube grande)?

É óbvio que a diretoria pensa em contratar os melhores jogadores e os que melhor se encaixem no esquema que o treinador pretende adotar. Se vai dar certo ou errado, só o tempo pode dizer. Algumas podem até ser mais prováveis que vão fracassar; como a de Lopes, que ninguém entendeu.

Mesmo assim, poderia ter dado certo. Aqui no blog nunca se comentou uma contratação antes do jogador ter oportunidades em campo de mostrar seu valor. Com o enxugamento no plantel desta semana, Celso Roth pode dedicar mais atenção aos que ficaram e o clube certamente terá um alívio financeiro. Por outro lado, o campeonato é longo e um grupo numeroso é importante.

Não penso é que a política esteja errada. A mesma política que trouxe Lopes, trouxe Tardelli. Fabiano e Carlos Alberto. Élder Granja e Júnior. O clube mais rico do país contratou, no início do ano, Wagner Diniz, Júnior César, Eduardo Costa que ainda não deram o retorno esperado. Já havia feito o mesmo com Reasco, Frédson, Jadílson e outros.

O Cruzeiro, que tem a diretoria conhecida por fazer bons negócios, investiu alto em Wellington Paulista, trouxe ainda Jancarlos, Sorín, Gustavo e Ânderson.

Contratações dão certo ou errado. Independentemente da política e do poder aquisitivo. Para ter sucesso, não basta os valores individuais, mas a força coletiva. Em um time forte e organizado é mais fácil se sobressair.

Abaixo, a lista de contratados em 2009:
Aranha, Alex Bruno, Élder Granja (L), Júnior, Carlos Alberto, Renan, Jonilson, Júnior Carioca (L), Fabiano (L), Hugo (L), Lopes (L), Evandro, Carlos Júnior (L) Diego Tardelli, Trípodi (L), Alessandro, Júlio César.

(L) Liberados.

Nenhum comentário: