terça-feira, 23 de junho de 2009

A velocidade faz a diferença.

O segredo do Atlético, líder do campeonato, é a velocidade. Como já foi dito aqui. O Atlético tem um time capaz de recuperar a bola e chegar rapidamente ao gol adversário. Os dois laterais, mais Márcio Araújo, Éder e Tardelli são os responsáveis por acelerar o jogo. Júnior é quem cadencia mais.

A velocidade da equipe desapareceria se o alvinegro fizesse muitas faltas, mas o papel dos zagueiros e volantes no desarme têm sido quase perfeito. Em sete rodadas, na defesa e no ataque, o time esteve praticamente perfeito. Os números provam.

Jogar em contra-ataques é a tendência dos times grandes, não dos pequenos. Os mais fracos, se defendem mais não conseguem sair com qualidade. A grande virtude do Corinthians é a retomada de bola e a velocidade do meio-campo. Os dois gols na final da Copa do Brasil saíram em jogadas rápidas. Foi assim que a equipe derrotou São Paulo e Santos na final do Estadual. A arma do Cruzeiro, desde 2007, é a movimentação de Ramires, Wagner, Jonathan e os atacantes.

Apesar dos 17 pontos em 21 disputados, o Atlético mostrou dificuldades quando precisou pressionar os adversários. O Internacional é quem se aposta para destoar. Apesar do mau momento, o time gaúcho tem a qualidade do contra-ataque, mas também é muito forte quando parte pra cima do adversário. Os mais de 90 gols na temporada falam por si.

Enquanto o Inter não se acerta sem os principais jogadores, o Atlético aproveita o momento. Mesmo se perder nas próximas duas rodadas, o Galo terá aproveitamento de 66% no campeonato. Desempenho de campeão. Celso Roth deu padrão, motivação, velocidade e gordura ao time.

Um comentário:

Rei Bechler disse...

Certinho, marcelao... Em comparacao com o time do leao, o galo ficou bem mais veloz. Em todos os setores. Até o ataque que é o mesmo.

Ainda tá muito cedo... faltam 31 rodadas... mas há que se valorizar sim o trabalho do celso roth. Que ele continue queimando minha língua!

O futebol AINDA é um jogo, e como todo jogo tem muito de psicológico. Se o galo continuar nesse pique, e principalmente se ganhar o clássico, passa a ser de fato candidato à uma vaga na libertadores. Mais do que isso nao. AINDA.

ps. Só mais uma coisa: acho que muito do desempenho do galo se deve tb à zaga. o Werley é mais ou menos mas é 100 vezes mais rápido que o Almeida (o que nao quer dizer muita coisa) e o Weltao é distrambelhado mas é rápido e racudo.

abraco