sábado, 23 de outubro de 2010

Dorival repete esquema da virada sobre o Corinthians e Montillo pode ganhar espaço

Gilberto disse, após o treino de sábado, que Marquinhos Paraná começará o jogo contra o Atlético. Dorival Jr. confirmou, na entrevista de sexta-feira, que Renan Oliveira será titular no meio-campo, ao lado de Zé Luís, Serginho e Diego Souza. A formação é diferente da imaginada por mim, na quinta-feira, embora exista ainda na possibilidade de blefe por parte de Dorival ou de Gilberto, para confundir o adversário. Mas vamos partir do princípio que os dois estão falando a verdade.

Com Renan em campo, Montillo não deve ter marcação individual. Serginho se posta à direita da defesa e Zé Luís protege os dois zagueiros. Se for seguir o camisa 10 celeste abre um espaço imenso que Fabrício e Marquinhos Paraná podem aproveitar a frente da zaga. O meio com dois volantes, Diego Souza e Renan Oliveira é semelhante ao utilizado no segundo tempo do jogo contra o Corinthians quando o Atlético subiu sua marcação, tirou da equipe paulista a facilidade de girar a bola e contra-atacou com velocidade. Foi jogando assim, os melhores 45 minutos do Galo no campeonato.

Se Cuca tinha dúvidas sobre escalar ou não Gilberto, a resposta veio com a escalação de Dorival Jr. Marquinhos Paraná protege mais a defesa e melhora a saída de bola – justamente o que pretende ser neutralizada pela formação do Atlético. Montillo vem sofrendo com a marcação individual dos adversários e pode participar mais do jogo sem uma sombra a seguí-lo.

O clássico que poderia ser definido na intermediária de defesa do Atlético, com o Cruzeiro tentando furar a marcação do rival e o alvinegro partindo no contra-ataque, pode ter panorama diferente. A marcação atleticana começa antes, mas perde força mais perto do gol. Antes mesmo de começar, o clássico já mudou.

Nenhum comentário: