segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Futebol mineiro pode ter melhor desempenho dos últimos 20 anos

Com o acesso do Ituiutaba e a reação de Atlético e Ipatinga, o futebol mineiro pode ter, após 20 anos, cinco equipes disputando as séries A ou B do campeonato brasileiro. Em 1991, Minas Gerais contava com Atlético e Cruzeiro entre os 20 clubes que disputavam a Série A. América, Esportivo de Guaxupé e Rio Branco de Andradas foram, respectivamente, 40º, 50º e 54º colocados na Série B que possuía 64 equipes. Foi a última vez que o futebol mineiro teve cinco participantes nas duas principais divisões do futebol nacional – o inchaço da segundona neste ano se deu por conta da ausência da Série C que foi disputada em 1990 e voltou a ser realizada em 92.

A única vez que os mineiros conseguiram ter cinco clubes entre os 40 melhores do país foi em 1979, campeonato da série A que contou com 94 participantes. Cruzeiro (6º), Uberlândia (9º), Atlético (10º), Uberaba (17º) e América (20º) tiveram ainda a companhia de Caldense (30º) e Villa Nova (33º).

Com quatro vitórias, cinco empates e só uma derrota em 10 jogos, o Ituiutaba chega pela primeira vez à segunda divisão do campeonato brasileiro. Na série B, o clube do Triângulo Mineiro poderá ter a companhia do Ipatinga de quatro vitórias seguidas dando mostras que pode reagir nas nove partidas restantes. Nas três rodadas seguintes, o Tigre enfrenta Brasiliense, Bragantino e América-RN. Concorrentes diretos que podem servir para confirmar a arrancada do vice-campeão mineiro.

O Ipatinga deve ser a única companhia mineira do Ituiutaba na Série B. Com 52 pontos, e 6 de vantagem para o quinto colocado, o América precisa vencer quatro dos nove jogos que restam para voltar à primeira divisão após 10 anos. O time de Mauro Fernandes conseguiu 60% de aproveitamento nas 29 rodadas iniciais e mesmo que caia de rendimento conseguirá o acesso.

Na primeira divisão, o Atlético aponta sua recuperação ao vencer três das últimas quatro rodadas com Dorival Jr.. O alvinegro pode chegar aos 45 pontos e chegar ao menos à 16ª colocação no final do campeonato. O ano positivo dos mineiros culmina com o Cruzeiro, na liderança do campeonato, e com o melhor desempenho – e futebol – nas últimas 15 rodadas em relação aos concorrentes mais próximos. Tem, na seqüência, três adversários que lutam para não cair: Atlético, Prudente e Vitória, e ainda o São Paulo, em Uberlândia. Tem, portanto, a seu feitio, o momento do bote para chegar ao título.

O ano de 2010 pode ser muito bom para os mineiros. O melhor em muito tempo. Pelo menos nas duas últimas décadas.

2 comentários:

Alberto disse...

Ei Marcelo.

Legal ser jornalista esportivo em um período assim, não?

Gustavo Lopes Pires de Souza disse...

Fala Marcelo. Havia ouvido seu comentário na rádio e hoje procurei o texto em seu blog.
Acabei de reproduzi-lo em meu blog...
Abços