quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Nas mãos de Renan Ribeiro, Atlético se classifica e Dorival sai fortalecido

Bem o Atlético não jogou contra o Santa Fé. Mas não precisava. Com um time de reservas, não vale nem mesmo verificar evolução no time de Dorival Jr. Até porque o treinador ficou em Belo Horizonte, aproveitando a semana para treinar a equipe principal que enfrenta o Cruzeiro no domingo. O Santa Fé era tão ofensivo quanto ruim. Saía com duas linhas de quatro, avançava muito os laterais e dava espaços de sobra para o contra-ataque brasileiro que insistia em não ser bem executado por Neto Berola, Ricardo Bueno e Dinei.

O gol do Santa Fé saiu aos 14 minutos do segundo tempo com Nogueira, na única finalização indefensável para Renan Ribeiro. E não foram poucas finalizações: 22 no total (algumas delas na Lua, é verdade). O Galo chegou apenas seis vezes. A disparidade de finalizações mostra como os reservas da equipe mineira foram pressionados. O placar é a prova da grande partida do goleiro atleticano.

Renan Ribeiro é um capítulo a parte na nova fase do alvinegro. Mais do que o melhor em campo, o jogador representa o futuro. Após apostas fracassadas por três anos, o Atlético encontra, em casa, a solução para a camisa 1. Ponto para Dorival Jr. que o escalou um dia após chegar ao clube. O objetivo na Colômbia era conseguir apenas classificação, mas a equipe volta também com um goleiro pronto.

Com a classificação conquistada, o planejamento do treinador acaba por ser vitorioso. Caso chegue à final da Sul-Americana, a semana atual será a única que o técnico terá para trabalhar a equipe até o final do ano. Hoje, apesar de mostrar evolução com Dorival, o Atlético não tem futebol para vencer a competição. Hoje. O time pode ganhar forma como fez o Fluminense, que perdeu o título em função da goleada sofrida por 5 a 1 para a LDU em Quito.

Na próxima fase, enfrenta o Palmeiras de seis vitórias, três empates e só uma derrota nos últimos 10 jogos. O caminho dos mineiros não será fácil nem no Brasileiro, tampouco na competição internacional. Para jogar um bom futebol, ainda em 2010, terá que mostrar mais. Mas se a máxima de que todo bom time começa por um bom goleiro é verdadeira, o Galo está no caminho certo.

Nenhum comentário: