sexta-feira, 1 de outubro de 2010

A esperança do Atlético vem da calculadora, mas também de exemplos recentes

Com 22 pontos em 26 jogos, o Atlético se apega à calculadora para se salvar do rebaixamento. Nas sete edições disputadas no sistema de pontos corridos, o quinto pior time do campeonato (primeiro a não ser rebaixado a partir de 2004) já precisou de 40, 42, 43, 44,45 e 46 pontos. A conta segura é a de que 46 pontos é o número necessário para se manter na série A. Faltam, pois, oito vitórias atleticanas em 12 rodadas.

Em 2006, a Ponte Preta foi o primeiro clube rebaixado com 39 pontos. O Palmeiras, 16º colocado, teve 44, mas não cairia com 40. Foi o índice mais baixo da zona de rebaixamento. Em todas as edições, apenas duas equipe que somavam 22 pontos ou menos na 26ª rodada não terminaram o Brasileirão entre os quatro últimos: o Fluminense, de Cuca em 2009, e o Figueirense de Adilson Batista em 2005.

O milagre Tricolor do último campeonato teve início na 28ª rodada com o empate diante do Corinthians no Maracanã. Nas 11 rodadas finais foram sete vitórias e quatro empates. Do time que foi goleado pelo Grêmio por 5 a 1 na 25ª rodada para a formação base da reação, Cuca mexeu em oito posições. Saíram Rafael, Ruy, Luís Alberto, Paulo César, Urrutia, Ezequiel González, Kieza e Adeilson.

Adilson Batista explica como fez para tirar o Figueirense, lanterna na 26ª rodada com 22 pontos, em 2005. “Mudei o time. Era a única coisa a se fazer. Tirei Sérgio Manoel, Axel, Alessandro. O início foi difícil. No primeiro tempo da minha estreia, levamos 4 a 0 do Santos e chegamos a 4 x 3 no segundo tempo.” A reação veio com Rodrigo Souto, Marquinhos Paraná, Henrique, Michel Bastos, Edno. Os catarinenses conseguiram 55% de aproveitamento no segundo turno, a partir da chegada do treinador. Na 38ª rodada, o Figueira somava 44 pontos e era 17º lugar em um campeonato de 22 equipes.

Em ambos os casos, mudar o time foi fundamental para encontrar o futebol, mas nos exemplos anteriores os treinadores tiveram tempo maior do que Dorival Jr. Cuca estreou na 23ª rodada, Adilson na 21ª e Dorival na 25ª. O Atlético da estreia de Dorival, contra o Grêmio, teve cinco mudanças em relação ao que empatou com o Ceará.

Mexer na equipe foi o que Luxemburgo mais fez no período em que dirigiu o Galo – que só foi repetido uma vez, entre a 3ª e a 4ª rodada. Para a esperança matemática se tornar real, encontrar o time é a única saída. Ainda que seja faltando 12 jogos e precisando de oito vitórias.

Em 2007, sob o comando de Emerson Leão, o Atlético conseguiu reação nas rodadas finais. Em 10 jogos, venceu seis e empatou quatro após ter perdido para o Flamengo entrado na zona de rebaixamento pela terceira vez no campeonato. Aquele time, no entanto, era melhor. Somava 32 pontos em 26 jogos – 10 a mais que na edição atual.

Nenhum comentário: