segunda-feira, 8 de junho de 2009

Pra quê serve o STJD?

O tribunal não deve servir para punir, simplesmente, e sim, para julgar. No lance envolvendo Kleber, Marcelo Cordeiro e Lauro, é injusto que o atacante do Cruzeiro tenha sido expulso pelo empurrão no lateral adversário. Pelo pisão, talvez, embora o ato represente muito mais uma provocação do que uma agressão, como foi a de Lauro.

Kleber não é tão inocente quanto se considera, mas tem razão em lamentar a ausência no jogo contra o Palmeiras, assim como faz a diretoria do clube mineiro.

Aí é que entra (ou deveria entrar) o tribunal. Se os julgamentos acontecessem antes da partida seguinte, injustiças deixariam de ser cometidas. O exemplo definitivo é o de Christian na semifinal do campeonato paulista. O jogador fez gestos obscenos para a torcida são-paulina após o gol aos 48 minutos do segundo tempo. Poderia ter sido expulso, não foi e na partida seguinte foi decisivo.

Se o tribunal o julgasse antes poderia ter sido reparado um erro da arbitragem. Assim como o tribunal poderia entender que Kleber provocou, mas não agrediu e merecia o amarelo. Assim como o tribunal não precisa julgar Marcinho, do Atlético-PR essa semana, porque a expulsão foi óbvia, e evidentemente o jogador deve desfalcar o Furacão na próxima rodada.

A função do STJD deve ser a de reparar erros, corrigir injustiças e manter a ordem. A demora impede o trabalho eficiente.

5 comentários:

Unknown disse...

complicada a situação do kleber!
é reicidente!!

Rei Bechler disse...

confesso que, ou estou em outro mundo, ou tá todo mundo vendo outra coisa.

Desde a época do palmeiras que tentam chamar até o papa pra fazer o Kleber virar santo, mas nao tem jeito. A diretoria do cruzeiro ta fazendo mágica, e a imprensa mineira tb. Mas nao tá conseguindo. Todo mundo que já jogou pelo menos pelada sabe que se existe um jogador maldoso na acepcao da palavra no futebol brasileiro hoje é ele.

ele empurra um jogador, pisa em outro e nao deveria ser expulso?
E tá pensando em sair do país por estar sendo perseguido? Hora bolas... to doido?

Todo jogador com um pouquinho mais de técnica no futebol de hoje recebe muitas faltas. O kléber, o Joao o Antonio, o Drogbá...

sinceramente, acompanho com tristeza uma certa hipocrizia da imprensa mineira que continua engolindo as "jogadas" da diretoria do cruzeiro que, diga-se de passagem, está mais do que certa. Errada é a imprensa, que deveria ser imparcial.

Marcelao, nao to falando de vc. E sim da imprensa no geral.

Se o Kléber voltar mesmo pra europa, o que eu acho difícil, de duas uma, ou ele vira outra pessoa, ou ele volta pro palmeiras de novo depois de 3 meses.

Em qualquer time médio da europa joga nao só quem sabe jogar bola, mas quem tem um pouquinho de boa-índole. E índole nao se faz, se tem.

Abraco marcelao e parabens pelo Blog.

Rei

Filipe Araújo disse...

Se um empurrão e um pisão no pé (proposital) não configuram agressões, acho mesmo que estou ficando chato demais, Marcelão!

Saludos!

http://gambetas.blogspot.com

Unknown disse...

O empurrão não se caracteriza como uma agressão para vermelho, fosse assim, nenhum jogo de futebol terminaria atualmente. O pisão sim poderia causar a expulsão, mas não me parece que o juiz e o bandeirinha tenham visto isso. Ele não é inocente, mas também não é vilão.

Não acho que estejam querendo transformar o Kleber em santo. O fato é que existe uma perseguição exagerada por conta da imagem criada ano passado. Provocações em campo acontecem em todos os jogos, durante os 90 min. Não é exclusividade do Kleber. A diferença é que ninguém é tão caçado por isso como ele. Todo bom jogador sofre faltas? Sim, isso é fato. Mas mais do que sofrer faltas, ele tem sofrido agressões, até mesmo fora do lance.

Marcelão, concordo com vc sobre o STJD. Os árbitros estão longe de conseguiur coibir a violência em campo.

Bessas disse...

Marcelo aí vc foi longe de mais,tudo bem que empurrão não é motivo pra cartão vermelho.O fato é que as imagens que a TV horizonte e a tv Alterosa mostra é o Kléber subindo no pé do Lauro e apoiando com todo seus setenta e poucos kilos, ou seja quem já tomou um pisão de chuteira sabe o que é isso. O auxiliar que corre "no banco do Cruzeiro viu e dedurou o Cara,não é pra isso que serve o auxiliar??