sábado, 3 de julho de 2010

A Alemanha é favorita não só pela história, mas também pelo ótimo futebol.

É impossível desprezar a Alemanha pela história que a camisa por si só carrega em uma Copa do Mundo. O futebol e os resultados diante de Inglaterra e Argentina a colocam um degrau acima das demais concorrentes ao título do mundial.

A maneira de atuar dos comandados de Joachim Lo enterra de vez a visão preconceituosa e até preguiçosa que se costuma ter sobre um futebol pragmático e de resultado dos alemães. Não era assim em 2006 quando chegou em terceiro lugar. Aquele time - do qual Low era auxiliar técnico e tinha participação ativa, diga-se – tinha Schneider, Frings, Schweinsteiger e Ballack no meio-campo. Jogava com toques envolventes e boa movimentação. Já era um time de bola no pé e ótima técnica.

A formação que atua na África do Sul é a que melhor tem aplicado o esquema 4-2-3-1, moda no mundial. Khedira e Schweinsteiger ficam à frente da defesa, com Muller aberto pela direita, Ozil cnentralizado e Podolsky na esquerda. Na frente, Klose. Os meias jogam em diagonal, se movimentam, tem o apoio dos volantes, especialmente Schweinsteiger (que passou a jogar mais recuado no Bayern há duas temporadas, após a passagem de Klisnmann pelo clube). O camisa 7 tem ótimo passe, visão de jogo e bate bem de média distância. É melhor aproveitado na faixa central do campo, distribuindo a bola.

Voltando ao início, só pela tradição já é impossível não se preocupar com os alemães, com bom futebol, entáo... O confronto com a Espanha nas semifinais repete a final da Euro 2008 mas, desta vez, o outro lado é o favorito.

Nenhum comentário: