quinta-feira, 22 de julho de 2010

Atlético se aproxima do limite de derrotas e o planejamento de Luxemburgo é falho.

São sete derrotas em 10 rodadas. Ainda é cedo para decretar o fim de chances de título para o Atlético, mas já é hora de se pensar o que ainda pretende o time de Vanderlei Luxemburgo na temporada. Analisando a história, desde que o campeonato nacional passou a ter 38 rodadas, o campeão com maior número de derrotas foi o Flamengo do ano passado com nove. O São Paulo tricampeão perdeu quatro vezes em 2006, sete em 2007 e cinco em 2008. Em 2005, o Corinthians venceu o campeonato com nove derrotas em 42 jogos. Em 2004 o Santos perdeu onze vezes em 46 rodadas e no ano anterior o Cruzeiro perdeu oito no mesmo número de jogos.

Para ser campeão, a história deixa claro que a equipe mineira está muito próxima do limite – antes do primeiro terço da competição. A crítica que foi feita após o jogo contra o Internacional na Rádio CBN se repete aqui: a responsabilidade pelas derrotas é atribuída ao desentrosamento, mas não deveria ser. Luxemburgo está no Atlético desde janeiro e as palavras mais ditas desde então foram planejamento e projeto. Chega-se ao final de julho e ainda não há time, não há entrosamento e nem ritmo de jogo.

É plausível acreditar que em algumas rodadas o time estará mais consistente com Réver, Daniel Carvalho, Mendez, Obina e Diego Souza em forma. A questão é se haverá tempo para recuperação. O investimento do clube em 2010 é muito alto para que se chegue ao meio do primeiro turno e já sejam necessárias contas para saber se a equipe ainda está na disputa.

O certo é que o projeto da temporada é falho, a reformulação no elenco acontece de forma mais lenta do que a competição exige. Uma reação sensacional pode mudar tudo, mas hoje é de se admitir: Vanderlei errou em seu planejamento.

Um comentário:

Alberto disse...

A muito tempo percebo uma grave falha na defesa do Atlético.
Jairo Campos, é muito bom no desarme, no um contra um, tem excelente cobertura e velocidade para recuperação. Um excelente zagueiro.
Mas ele confia tanto em sua competência e qualidade que recua muito. Dá espaço para o toque de bola dentro da defesa.
Se levantarmos a quantidade de impedimentos dos adversários do Atlético veremos que é um número muito pequeno.
Jairo Campos sempre dá condições para os atacantes. Por isso a grande quantidade de gols sofridos pelo time mesmo com bons zagueiros.
Luxemburgo bem que poderia treinar uma linha burra pra corrigir este problema. É arriscado, mas hoje é a pior defesa do campeonato. Alguma coisa ele tem que fazer.