segunda-feira, 19 de julho de 2010

Cruzeiro anuncia Edcarlos e Atlético Réver. Nos nomes, a ambição de cada clube para 2010.

Nesta segunda-feira o Cruzeiro fechou a contratação de Edcarlos, por empréstimo de um ano. O Atlético anunciou Réver, que estava no Wolfsburg - via twitter de Alexandre Kalil.

Quem vai atrás do zagueiro que foi capitão do Grêmio aposta em um jogador que fez cinco gols em 31 jogos no último campeonato brasileiro, teve uma média baixa de cartões para zagueiro – um a cada quatro jogos – e possui liderança dentro de campo. Se a defesa é o ponto vacilante do time de Vanderlei Luxemburgo, Alexandre Kalil vai atrás da melhor forma de solucionar o problema: investindo em qualidade. Pode ser que dê errado, mas quando se busca um zagueiro de competência reconhecida, o risco é reduzido.

O mesmo não se pode dizer de quem busca Edcarlos. Não conseguia se destacar em uma equipe que priorizava o sistema defensivo como o São Paulo campeão do mundo e na campanha do bicampeonato nacional em 2006/07. Em 17 jogos pelo Fluminense no último brasileiro (todos como titular), ajudou o Tricolor em duas vitórias e participou de nove derrotas. Seu time sofreu 24 gols nesses jogos. Levou sete cartões amarelos, média de um a cada dois jogos e meio, e não fez gol. O zagueiro, que fazia dupla com Luís Alberto, foi protagonista de péssimos resultados da equipe carioca algumas vezes – como na derrota por 4 a 2 para o Corinthians ou 3 a 1 para o Coritiba.

Edcarlos nunca resolveu o problema de uma defesa, Réver sim. Os dois têm a mesma idade. Tanto Atlético quanto Cruzeiro precisavam de uma peça para o setor. O ex-jogador do São Paulo não era o primeiro nome da lista de Zezé Perrella que negociou com Réver, mas o considerou caro demais, Alexandre Kalil bancou. Os nomes contratados dão o tom da ambição de suas diretorias em 2010.

4 comentários:

Daniel Ottoni disse...

Concordo em gênero, número e grau.

Ótimo post.

Abraço!

HUGO C. ROCHA disse...

Bom seria meu bom e nobre Marcelo que você bem como uma meia-dúzia somente de bons e bem intencionados comentaristas da imprensa mineira (de BH), começassem a questionar a atual inversão de papel no futebol mineiro!

Não é "nosso" ideal que o futebol mineiro seja forte e grande? Então, porque não começamos a questionar o quanto antes o que vem ocorrendo, afinal tudo indica que à partir de agora teremos dois REALMENTE GRANDES times em MG, ou será que tudo o que vem sendo construído pelo time de Vespasiano é mais um "castelo de areia"?

Alberto disse...

O Atlético realmente está se preparando para uma fase importante.
Luxemburgo contrata muitos jogadores e, se conseguir fazê-los jogar, normalmente tem bons resultados.

O problema é o que fica depois do tsunami de contratações. A conta será alta para o próximo período, e as categorias de base ficam ao relento.

Não é a toa que o Cruzeiro de 2004 foi um fiasco e o Santos só revelou os "meninos da vila" depois que ele saiu de lá.

Do outro lado da lagoa, já faz tempo que o Cruzeiro forma times medianos com um único objetivo: ficar entre os 4 do Brasileirão.
Parece ter medo de tentar o título.

Anônimo disse...

Tenho dó do coitado que suceder o Kalil na presidência do CAM. São contratações extremamente caras, por longos prazos, para um time completamente endividado. Discordo da "ambição" de cada clube. Mais coerente seria dizer da (i) responsabilidade de cada um deles.