terça-feira, 27 de julho de 2010

Mano acertou mais do que errou, mas convocados vão precisar amadurecer muito.

Mano Menezes precisava renovar a seleção, grupo envelhecido deixado como legado da Copa de 2010. A primeira lista do novo técnico não visa o jogo contra o Estados Unidos no dia 10, a mira é Londres em 2012 e, principalmente, o Mundial de 2014. Por isso, é fácil entender que jogadores com 27 anos ou mais dificilmente terão chances, com poucas exceções. Júlio César já tem 30 anos e certamente será chamado, assim como Fábio, da mesma idade, deveria ter sido. Ronaldinho Gaúcho terá 34 anos na próxima Copa e dificilmente vitalidade para jogar. Pode ser o caso de Maicon, hoje com 29 anos.

As apostas de Mano são jovens, Dani Alves, André Santos, Victor e Jefferson têm 27 anos cada um, os mais velhos. A convocação é boa, traz esperança ao torcedor que queria criatividade, talento e até mesmo identificação nacional com o time – onze dos convocados estão no futebol nacional.

O senão fica por conta das convocações de Jefferson e Jucilei., O volante foi titular em 20 dos 39 jogos do Corinthians (de Mano Menezes) na temporada, enquanto Elias começou jogando em 32. Jucilei tem 22 anos e não terá idade Olímpica nos jogos de Londres.

Nomes a se discutir não faltarão nos próximos quatro anos e a questão a se pensar agora é outra. A esperança da seleção está nos pés de uma geração talentosa, mas que ainda não é consistente. Neymar, Ganso e André fizeram um primeiro semestre fabuloso, mas precisam evoluir muito até a Copa. Em 2002 Ronaldinho Gaúcho, titular do time, tinha 22 e já era uma realidade. Em 1998 Ronaldo já era o melhor do mundo duas vezes aos 21, Romário foi para o PSV com 22 e já como grande artilheiro do Vasco no final dos anos 80.

Dos jogadores que despontaram no Santos no time campeão brasileiro de 2002, e vice nacional e da Libertadores no ano seguinte, quem mais se aproximou de ser protagonista no futebol mundial foi Robinho quando chegou, mas fracassou, no Real Madrid. Diego foi bem em um clube médio da Alemanha, mesmo caso de Renato na Espanha e Elano na Inglaterra. Alex não tem destaque, nem titularidade absoluta no Chelsea.

Aquele time do Santos viveu grande fase por um ano e meio, os novos “meninos da Vila” têm apenas seis meses de talento inquestionável. O último jogador avançado de nível mundial nascido no Brasil foi Kaká que já está com 28 anos. Da nova safra, Pato é o mais experimentado com 73 jogos pelo Milan, onde marcou 41 gols e já tem experiência aos 20 anos.

Repito: a lista de Mano é boa, possui qualidade técnica. O que preocupa é se daqui a quatro anos, teremos mais uma vez um time de coadjuvantes. Precisamos dos artistas principais, do tão exaltado talento brasileiro. Precisamos que os meninos tratem de crescer e para isso, a seleção parece ser um bom lugar.

Um comentário:

claudio(xina)lemos disse...

Jogadores que não são cooadjuvantes teremos sim. Meu meio de campo é todo de protagonistas.
Sandro e Ramires:
Guiliano, Ganso e Neymar
Pato ou André.
Se tirar o Ramires e colocar um outro pode ser treinada em Londres 2012.